So You think You can Dance em Portugal?
21-02-2010 19:08Depois do grande sucesso de ídolos, a SIC arrisca de novo, preparando um novo concurso de talentos, desta vez na área de dança, que promete levar às luzes da ribalta os melhores bailarinos de Portugal. O formato deste novo programa continua em segredo, mas tudo indica que será idêntico ao programa americano So You Think You Can Dance, que actualmente está a ser transmitido pelo canal Fox Life.
Este programa, estreado na América a Julho de 2005, tem os mesmos criadores de American Idol (autores de Ídolos), Simon Fuller e Nigel Lythgoe, e o conceito é semelhante ao concurso de música: encontrar um verdadeiro talento, mas neste caso, na pista de dança. Nos Estados Unidos, onde o concurso tem um enorme sucesso indo já na sua sétima temporada, são organizados castings por todo o país, podendo candidatar-se individualmente pessoas de todos os géneros e com todo o tipo de formação: dos mais autodidactas e amadores aos mais profissionais. Todos os estilos são permitidos e também aqui não faltam candidatos a "cromos". Depois de escolhidos os que merecem passar à competição principal, os concorrentes participam em galas que decorrem em Las Vegas. A cada episódio, o concorrente menos votado sai da competição, e os dançarinos executam e interpretam a pares (que são escolhidos à sorte todas as semanas) coreografias elaboradas por vários e conceituados coreógrafos, em vários estilos de dança: do clássico ao contemporâneo, passando pelas danças de salão, pelo hip hop, por coreografias da Broadway, e por muitos outros estilos de dança.
O êxito deste programa foi tão grande, que o formato já se estendeu a vários outros países, como Nova Zelândia, Turquia, Israel, Canadá, Alemanha, Grécia, Polónia, Malásia, Noruega, Holanda, África do Sul e Austrália.
Parece que finalmente chegou a vez de Portugal ter a oportunidade de conhecer os dançarinos que nele existem, resta saber se aqui o programa terá o enorme êxito que teve nos outros países. A SIC arriscou com ídolos e o sucesso foi estrondoso, terá a versão lusa de So You Think You Can Dance o mesmo sucesso do anterior programa de talentos?
Os programas de dança são familiares ao director de Programas da SIC, Nuno Santos, que quando exercia as mesmas funções na RTP1, introduziu na grelha o programa Dança Comigo, adaptação de Dancing with the Stars, mas com características diferentes deste novo programa: os concorrentes eram famosos e não existia uma verdadeira concorrência, fazendo do programa um espectáculo de entretenimento, e não um espectáculo em que fosse possível ver dança de qualidade. Na minha opinião, programas como o Dança Comigo são uma boa forma de promover a dança, e numa altura em que a ignorância em relação a esta arte dominava os portugueses, foi uma boa escolha para introduzir os conceitos básicos e dar a conhecer um pouco da dança, dos estilos, dos ritmos. É muito mais fácil despertar nos espectadores um interesse inicial sobre um tema quase desconhecido por estes com um programa de entretenimento, afinal é isso que parece dar mais audiência, e o Dança Comigo conseguiu-o muito bem: Portugal está mais conhecedor e receptivo à arte de dançar.
No entanto, está na altura de evoluir, e de mostrar aos portugueses o que realmente a dança é e significa. Com a chegada de So You Think You Can Dance, isso parece possível, e a avaliar pelo sucesso nos países onde este programa foi adoptado, as expectativas são grandes, e a minha esperança é de que este programa possa proporcionar aos espectadores um verdadeiro espectáculo de dança, e não apenas entretenimento. Penso que um programa como este vai continuar o trabalho que o Dança Comigo iniciou, introduzindo agora a dança como forma de arte e não apenas como diversão social (como era vista anteriormente no programa da RTP1), para que passe a ser mais valorizada neste país.
A meu ver, já estava mais que na altura de produzir um programa deste género em Portugal, e, a seguir ao sucesso de ídolos, penso que esta é a altura ideal para os dançarinos deste país mostrarem o que valem, e posicionarem a dança no patamar de outras artes, como a música, mas isso só será possível se o programa tiver sucesso, e se os espectadores começarem a compreender a dança como uma arte.
Eu, os bailarinos, e todos os apreciadores de dança deste país, ficaremos na expectativa e a torcer para que desta vez se consiga fazer com a dança, um grande espectáculo de televisão, e não uma forma de ocupar espaço de antena e adquirir audiências. Nós, espectadores, apenas queremos que nos façam ficar impressionados com o talento que anda à solta.
Claro que será muito difícil um concurso destes em Portugal igualar em qualidade os dos outros países, principalmente o americano, por onde passam, na minha opinião, os melhores dançarinos e coreógrafos que alguma vez se poderão ver num programa deste género. Mas tenho esperança que isso não afecte o sucesso do programa, e que mais edições venham, para que os dançarinos portugueses possam evoluir cada vez mais, para que a dança em Portugal passe a ser tão valorizada como noutros países estrangeiros, para que se criem cada vez mais incentivos, escolas e instituições de qualidade, onde se possa aprender esta incrível arte.
A fasquia é elevada, quando pensamos nos programas dos outros países, mas eu acredito no talento português, e acredito que este programa vai ser uma revolução na área da dança em Portugal, vai ser o mote para chegarmos ao nível dos estrangeiros, tanto na qualidade dos dançarinos, como no modo como a encaramos e compreendemos. So You Think you Can Dance promete trazer mudanças, para que os Ídolos deste país não sejam apenas cantores, sejam também dançarinos.
Post escrito por: Joana
_____________________________________________________________________________
———
Voltar