Reino Unido pode boicotar Alice

18-02-2010 21:44


alice-wonderland-02

É sem sombra de dúvida um dos filmes mais esperados de 2010. Mas Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, poderá não estrear nas salas britânicas. A acontecer, será uma desilusão que ganha outra escala se pensarmos que o filme foi rodado no Reino Unido e que o realizador norte-americano vive actualmente em Inglaterra.

 

A polémica estalou depois de a Disney ter imposto um prazo de 12 semanas (e nem mais um dia!) entre a estreia do filme e o lançamento do DVD, ao invés das habituais 17 semanas. Se nos EUA a decisão parece ter sido bem aceite entre as distribuidoras, no Reino Unido o caso é diferente. E as três grandes salas britânicas (Odeon, Vue e Cineworld) parecem tão irredutíveis quanto a Disney, ao ponto de terem chegado a retirar material promocional ao filme.

 

Para a Disney, 12 semanas (três meses) é um período suficiente para o filme estar em exibição. A produtora argumenta que boa parte das receitas de bilheteira (mais de 90 por cento) habitualmente são feitas logo nas primeiras oito semanas de exibição. E acrescenta ainda que as habituais 17 semanas facilitam que haja cópias pirata do filme, em boas condições, na altura do lançamento em DVD.

 

O braço-de-ferro prossegue e as negociações não têm sido fáceis. Mas se a Disney não chegar a acordo com a Odeon, a Vue e a Cineworld, Alice no País das Maravilhas corre o risco de estar ausente de 95 por cento das salas britânicas.

 

Voltar

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.