Os vencedores de Sundance
01-02-2010 15:18Winter’s Bone e o documentário Restrepo foram os grandes vencedores do festival de Sundance.
Winter’s Bone, de Debra Granik (na foto a receber o prémio), é o retrato de uma adolescente que atravessa a região selvagem das montanhas de Ozark, no coração dos Estados Unidos, para reencontrar o seu pai, um traficante de droga. Este drama algo angustiante conseguiu ser o principal destaque entre dezenas de propostas cinematográficas interessantes.
Quanto a Restrepo, o documentário aborda a guerra no Afeganistão através de um pelotão de 15 soldados norte-americanos, destacados para uma das regiões mais perigosas do país. Este trabalho dos repórteres de guerra Tim Hetherington e Sebastian Junger conseguiu cativar a plateia pelo seu estilo chocante.
Entre as escolhas do público (um bom barómetro para os filmes que poderão ter sucesso nas bilheteiras), os vencedores foram a comédia HappyThankYouMorePlease, de Josh Radnor, e Waiting for Superman, de Davis Guggenheim.
Nesta 26ª edição de Sundance, a organização procurou um regresso às origens, dando maior atenção ao cinema independente, que tornou o festival um dos mais interessantes a nível mundial.
———
Voltar