Museu do Teatro Romano em Lisboa

03-12-2009 15:14

 

teatro_romano_200x135

Lisboa é uma cidade cada vez mais desenvolvida, capaz de ser equiparada às grandes capitais europeias. Nesta cidade cosmopolita temos uma multiplicidade de actividades, capazes de agradar a gregos e a troianos… Mas não só, também chega aos romanos!

 

O Museu do Teatro Romano, perto da Sé de Lisboa, “habita” no edifício seiscentista do Pátio do Aljube, que pertenceu ao Cabido da Sé. Aqui apresentam-se algumas peças, sobretudo arquitectónicas, que adornaram o espaço na época romana. Mas a área abrangida por este museu abarca uma multiplicidade de zonas onde têm sido levado a cabo diversas intervenções arqueológicas e que, por tal motivo, se transformam também em áreas expositivas.

 

A exposição do Museu do Teatro Romano abrange, assim, várias vertentes onde se mesclam a componente expositiva e a de investigação. Se no piso inferior do museu se expõem múltiplas peças que pertenceram ao monumento como: fustes, entablamento, bases e capitéis. As restantes áreas do museu do Teatro Romano encontram-se em constante mutação mercê das várias intervenções que permitem desvendar, pouco a pouco, distintos contornos de uma história que dia a dia se enriquece: a história do Teatro Romano e a história da própria cidade.

 

O Teatro Romano de Lisboa é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade romana de Felicita Iulia Olisipo. As soluções adoptadas, quer decorativas quer de engenharia permitem inscrever cronologicamente este monumento no início do século I, tendo estas características sido mantidas ao longo do tempo. O Museu do Teatro Romano está aberto de terça a domingo e a entrada é gratuita. .

Voltar

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.