Korda - Conhecido / Desconhecido

09-12-2009 22:30

 

alberto_korda_200x135

A mítica fotografia de Che Guevara – Guerrillero Heroico – chegou à Cordoaria Nacional, em Lisboa. O seu autor é Alberto Korda, falecido em 2001, mas que continua a impressionar o mundo. A exposição Korda – Conhecido/Desconhecido percorre os cinco continentes, provando que o fotógrafo da revolução cubana é mais do que uma imagem de marca… são mais de 200 fotografias que aqui estão expostas, onde podes ver o olhar de Korda que quase ninguém conheceu.

"O que se pretende aqui não é celebrar mais uma vez o registo que Korda fez de Che Guevara", explica Rui Pereira, da organização, ao jornal i. “Vamos para além disso e mostramos que o trabalho dele se estendeu a outros temas.”

Korda - Conhecido Desconhecido pretende mostrar todas as facetas do consagrado fotógrafo. Esta é a libertação de Korda do “peso da fotografia” e leva-nos a percorrer a História, “sendo aqui excluídas, intencionalmente, aquelas (fotografias) que, de tão conhecidas, se tornaram num lugar-comum ao falar da sua obra”, frisa Cristina Vives, comissária da exposição.

Muitas das imagens “são completamente inéditas, nem o próprio Korda as viu alguma vez, estavam em negativo e nunca tinham sido impressas”, diz Rui Pereira, responsável pela produtora Terra Esplêndida, que juntamente com a Casa da América Latina e a Câmara de Lisboa trazem a exposição à capital. É, de resto, a primeira individual de Korda no nosso país, que até agora só o tinha visto em apresentações colectivas.

A exposição Korda – Conhecido/Desconhecido permanece em Lisboa até 31 de Janeiro. 

 

Voltar

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.