Festival Sudoeste acrescenta Air ao cartaz

20-05-2010 18:49

 

Air

Para além dos Air, a organização do Festival Sudoeste anunciou para o palco principal Maria Gadú, Bajofondo e Bomba Estereo, e para o palco secundário Martina Topley-Bird.

 

Conhecidos pelas banda-sonoras compostas para os filmes de Sofia Coppola e tornados gigantes logo com o primeiro álbum Moon Safari, os Air regressam ao Sudoeste seis anos depois do con certo que deram no mesmo local, em 2004.

 

A dupla francesa constituída por Nicolas Godin e Jean-Benoit Dunckel regressa com Song 2, o último trabalho de estúdio, cujo single, “Sing Sang Sung”, trepou até ao Top 5 de música de dança da Billboard.

 

No dia 5 de Agosto, primeiro dia do festival, sobe ao Palco TMN a música brasileira de Maria Gadú. O álbum de estreia, com o mesmo nome da cantora que também toca guitarra, vendeu mais de 50 mil cópias, tornando-se disco de ouro no Brasil. “Shimbalaiê”, “Donce Cila” e “Tudo Diferente” são alguns dos êxitos que não deverão faltar à chamada em mais uma estreia em Portugal.

 

A sonoridade dos colombianos Bomba Estéreo, que actuam no dia 6, é uma mistura de música folclórica do Caribe com “beats”, guitarras, sintetizadores e a voz da menina Li Saumet. Na bagagem trazem Blow Up, álbum lançado em 2009.

 

No dia 7 é a vez dos Bajofondo se apresentarem no Palco principal. Um dos membros da banda é Gustavo Santaolalla, compositor de duas bandas sonoras premiadas com Globo de Ouro, “Babel” e “Brokeback Mountain”. Os Bajofondo venderam com o primeiro álbum mais de 300.000 cópias e o segundo e mais recente disco, Mar Dulce, é, dizem os próprios, uma mistura de trip-hop e drum n’ bass com elementos pop, numa sonoridade que redefine o tango para o século XXI.

 

Martina Topley-Bird sobe ao palco secundário no dia 8. Quando colaborou com Tricky em “Maxinquaye”, Martina estaria longe de esperar trabalhar com músicos tão recomendáveis como Gorillaz, Diplo e Mark Lanegan. Em 2003, Martina seguiu a solo e estreou-se em disco com Quixotic, tendo sido nomeada para o Mercury Prize desse ano. Este ano colaborou em Heligoland, o mais recente trabalho dos Massive Attack. Curiosamente actua no mesmo dia que a banda de Bristol, bem como os Air.

 

 

Voltar

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.