Enquadramento Conceptual

02-11-2009 15:18

Arte, geralmente é entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepções, emoções e ideias, com o objectivo de estimular essas instâncias de consciência nos espectadores.

A arte, muitas vezes é incompreendida e desvalorizada, tomada como inútil e supérflua, mas a arte é essencial ao homem, e pode ser-lhe bastante útil e importante. A importância e a riqueza da arte vêm exactamente da sua capacidade de reunir todas as dimensões humanas - a emotiva, a racional, a mística, e a corporal. O tipo de experiência que a arte é capaz de proporcionar é único, e não pode ser substituído por nenhuma outra área do conhecimento humano.

Isto significa que sem a arte, a nossa compreensão do mundo e também de nós mesmos fica empobrecida. A arte ajuda-nos a compreender o mundo, e no fundo, a manter a nossa racionalidade, pois a arte é o escape daquilo que não é racional.

Conhecer e entender a arte produzida pelo grupo cultural a que pertencemos é fundamental na construção da nossa identidade. Por outro lado, o contacto com a arte de outras culturas dá oportunidade de perceber o que temos de singular, e também amplia nossa visão do mundo.

Portanto, a arte é também um meio de comunicação entre as pessoas e os povos. Cada uma das modalidades da arte - a música, o teatro, a dança, a literatura, as artes plástica e visuais, entre outras - possuem uma linguagem própria, pois, cada uma destas linguagens proporciona um tipo de experiência única. Mas, dentro das especificações de cada uma, as várias linguagens da arte apresentam uma lógica comum.
A arte será sempre inspirada nas emoções, sentimentos e opiniões do artista assim como pela história, pelos acontecimentos mundiais e as novas tecnologias, assim, a arte nunca se esgota, havendo sempre algo com que trabalhar.
O futuro da arte depende do futuro da vida na terra e da criação do artista.

A arte é muitas vezes incompreendida e alvo de controvérsia, talvez por ser uma área subjectiva, ou talvez por ser pouco divulgada a sua verdadeira essência, e os seus verdadeiros objectivos.

Avaliando a intelectualidade artística da sociedade em que estamos inseridos, chega-se rapidamente á conclusão que a maioria das pessoas não está apta a distinguir o que é arte, e o que não é.

Como tal, é preciso educar a população para que adquiram uma cultura artística que lhes permita apreciar a arte.

Este site visa a divulgação das várias formas de arte e com ele pretendemos incutir na população o gosto pela arte, e a compreensão da mesma.

Voltar

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.