A Cidade
17-12-2009 18:40
Em Janeiro o Teatro São Luiz lado a lado com o Teatro da Cornucópia traz a cena A Cidade, uma peça composta a partir de textos de Aristófanes. A melhor forma de iniciar o novo ano.
A Cidade oferece um olhar atento, crítico, mas também divertido, sobre a forma como vivemos o espaço urbano e as suas valências.
Ao palco sobem nomes bem conhecidos da praça pública: Bruno Nogueira, Dinarte Branco, Gonçalo Waddington, Maria Rueff, Marina Albuquerque ou Nuno Lopes são alguns dos nomes que compõe o elenco de 19 pessoas, dirigido, pelo também actor, Luís Miguel Cintra.
“Diz-se que foi na Grécia Antiga que nasceu a Civilização Ocidental e que foi em Atenas, vários séculos antes de Cristo, que nasceu a Democracia. Nas comédias de Aristófanes, por sinal um conservador, no violento e insurrecto humor com que nelas retrata a vida daquela cidade ‘perfeita’, nestes textos escritos há 2.500 anos, fomos encontrar o material para a composição do guião deste espectáculo”, explica Luís Miguel Cintra.
A narrativa criada e a sua encenação sublinham um dos aspectos mais importantes do teatro grego: a sua relação intrínseca com o conceito de democracia. Tal como no teatro grego, também aqui nada é ‘intocável’, todos os aspectos da vida da cidade são objecto de crítica, sátira e humor.
A Cidade estreia a 14 de Janeiro, a sessão especial é a 31 de Janeiro com uma interpretação em Língua Gestual, seguindo-se a habitual conversa com o encenador e actores.
———
Voltar