Blog
So You think You can Dance em Portugal?
21-02-2010 19:08Depois do grande sucesso de ídolos, a SIC arrisca de novo, preparando um novo concurso de talentos, desta vez na área de dança, que promete levar às luzes da ribalta os melhores bailarinos de Portugal. O formato deste novo programa continua em segredo, mas tudo indica que será idêntico ao programa americano So You Think You Can Dance, que actualmente está a ser transmitido pelo canal Fox Life.
Este programa, estreado na América a Julho de 2005, tem os mesmos criadores de American Idol (autores de Ídolos), Simon Fuller e Nigel Lythgoe, e o conceito é semelhante ao concurso de música: encontrar um verdadeiro talento, mas neste caso, na pista de dança. Nos Estados Unidos, onde o concurso tem um enorme sucesso indo já na sua sétima temporada, são organizados castings por todo o país, podendo candidatar-se individualmente pessoas de todos os géneros e com todo o tipo de formação: dos mais autodidactas e amadores aos mais profissionais. Todos os estilos são permitidos e também aqui não faltam candidatos a "cromos". Depois de escolhidos os que merecem passar à competição principal, os concorrentes participam em galas que decorrem em Las Vegas. A cada episódio, o concorrente menos votado sai da competição, e os dançarinos executam e interpretam a pares (que são escolhidos à sorte todas as semanas) coreografias elaboradas por vários e conceituados coreógrafos, em vários estilos de dança: do clássico ao contemporâneo, passando pelas danças de salão, pelo hip hop, por coreografias da Broadway, e por muitos outros estilos de dança.
O êxito deste programa foi tão grande, que o formato já se estendeu a vários outros países, como Nova Zelândia, Turquia, Israel, Canadá, Alemanha, Grécia, Polónia, Malásia, Noruega, Holanda, África do Sul e Austrália.
Parece que finalmente chegou a vez de Portugal ter a oportunidade de conhecer os dançarinos que nele existem, resta saber se aqui o programa terá o enorme êxito que teve nos outros países. A SIC arriscou com ídolos e o sucesso foi estrondoso, terá a versão lusa de So You Think You Can Dance o mesmo sucesso do anterior programa de talentos?
Os programas de dança são familiares ao director de Programas da SIC, Nuno Santos, que quando exercia as mesmas funções na RTP1, introduziu na grelha o programa Dança Comigo, adaptação de Dancing with the Stars, mas com características diferentes deste novo programa: os concorrentes eram famosos e não existia uma verdadeira concorrência, fazendo do programa um espectáculo de entretenimento, e não um espectáculo em que fosse possível ver dança de qualidade. Na minha opinião, programas como o Dança Comigo são uma boa forma de promover a dança, e numa altura em que a ignorância em relação a esta arte dominava os portugueses, foi uma boa escolha para introduzir os conceitos básicos e dar a conhecer um pouco da dança, dos estilos, dos ritmos. É muito mais fácil despertar nos espectadores um interesse inicial sobre um tema quase desconhecido por estes com um programa de entretenimento, afinal é isso que parece dar mais audiência, e o Dança Comigo conseguiu-o muito bem: Portugal está mais conhecedor e receptivo à arte de dançar.
No entanto, está na altura de evoluir, e de mostrar aos portugueses o que realmente a dança é e significa. Com a chegada de So You Think You Can Dance, isso parece possível, e a avaliar pelo sucesso nos países onde este programa foi adoptado, as expectativas são grandes, e a minha esperança é de que este programa possa proporcionar aos espectadores um verdadeiro espectáculo de dança, e não apenas entretenimento. Penso que um programa como este vai continuar o trabalho que o Dança Comigo iniciou, introduzindo agora a dança como forma de arte e não apenas como diversão social (como era vista anteriormente no programa da RTP1), para que passe a ser mais valorizada neste país.
A meu ver, já estava mais que na altura de produzir um programa deste género em Portugal, e, a seguir ao sucesso de ídolos, penso que esta é a altura ideal para os dançarinos deste país mostrarem o que valem, e posicionarem a dança no patamar de outras artes, como a música, mas isso só será possível se o programa tiver sucesso, e se os espectadores começarem a compreender a dança como uma arte.
Eu, os bailarinos, e todos os apreciadores de dança deste país, ficaremos na expectativa e a torcer para que desta vez se consiga fazer com a dança, um grande espectáculo de televisão, e não uma forma de ocupar espaço de antena e adquirir audiências. Nós, espectadores, apenas queremos que nos façam ficar impressionados com o talento que anda à solta.
Claro que será muito difícil um concurso destes em Portugal igualar em qualidade os dos outros países, principalmente o americano, por onde passam, na minha opinião, os melhores dançarinos e coreógrafos que alguma vez se poderão ver num programa deste género. Mas tenho esperança que isso não afecte o sucesso do programa, e que mais edições venham, para que os dançarinos portugueses possam evoluir cada vez mais, para que a dança em Portugal passe a ser tão valorizada como noutros países estrangeiros, para que se criem cada vez mais incentivos, escolas e instituições de qualidade, onde se possa aprender esta incrível arte.
A fasquia é elevada, quando pensamos nos programas dos outros países, mas eu acredito no talento português, e acredito que este programa vai ser uma revolução na área da dança em Portugal, vai ser o mote para chegarmos ao nível dos estrangeiros, tanto na qualidade dos dançarinos, como no modo como a encaramos e compreendemos. So You Think you Can Dance promete trazer mudanças, para que os Ídolos deste país não sejam apenas cantores, sejam também dançarinos.
Post escrito por: Joana
_____________________________________________________________________________
———
Avatar
04-01-2010 14:17
Um verdadeiro acontecimento cinematográfico.
Foi preciso um pequeno monstro para nascer um mundo deslumbrante.
Não vale a pena dissertar sobre o curriculum de Cameron – importante é que terminou a espera. 12 anos depois, chega a história que Cameron há muito queria contar – e que só quando viu Gollum, em O Senhor dos Anéis, é que percebeu que já existia a tecnologia de que precisava.
Em Avatar somos levados ao planeta Pandora, onde habita toda uma civilização de humanóides. Aqui, os aliens são os humanos, e as intenções são as de sempre: o lucro. No caso, o mineral unobtainium. Ficamos também a conhecer um fuzileiro que ficou paraplégico (Sam Worthington, a caminho de conquistar Hollywood) e que tem em Pandora a possibilidade de voltar a andar, através de um avatar – um híbrido, com ADN humano e do povo Na’vi.
A partir deste ponto entramos no mundo virtual criado por Cameron. É a tecnologia de ponta ao serviço da arte. Não há dúvidas: Avatar é visualmente imponente, uma experiência sensorial tão bem conseguida que é quase palpável.
A história em si acaba por ficar aquém do espectáculo visual. A atenção centra-se em duas mensagens bastante claras: uma sociológica (o choque cultural, os invasores que não respeitam a população que ali habita); e outra ambiental – ironicamente, a mais evoluída tecnologia do cinema está ao serviço de uma mensagem anti-tecnológica, de respeito pela natureza e, até, de um “regresso às origens”.
As personagens não primam pela originalidade – até porque Cameron está longe de ser talentoso a dirigir actores – mas funcionam bem neste contexto. Jake, o herói, tem qualquer coisa de Kevin Costner em Danças com Lobos. E Neytiri (Zoe Saldana), a heroína do povo Na’vi, é mais uma forte presença feminina no universo de Cameron.
Temos também Sigourney Weaver num papel de cientista, que, segundo consta, é o mais perto de auto-biográfico que veremos de Cameron em Avatar. E há ainda o mau da fita, o estereotipado coronel Miles Quaritch (Stephen Lang), que, da pose à ideologia, faz lembrar Robert Duvall em Apocalypse Now (com as devidas distâncias pois Duvall estava irrepetível).
E já que falamos de referências cinematográficas, a grande batalha do filme tem também qualquer coisa de Star Wars (uma batalha quase, quase à O Regresso de Jedi). Tudo junto, temos uma pequena celebração de Cameron à sua própria filmografia, fiel às suas ideias ambientalistas, em mais um projecto verdadeiramente megalómano.
A promessa era simples: Avatar ia mudar o cinema. Sobre a crença do realizador dizemos apenas que não será bem assim. Que o cinema continuará a ser uma arte sujeita às mais variadas formas de expressão. Ainda assim, esta gigantesca empresa chegou a bom porto. Avatar é revolucionário e incontornável. E, gostos à parte, é um verdadeiro acontecimento cinematográfico. E não apenas de 2009.
______________________________________________________________________________________
———
O aniversário de Astérix e Obélix - O Livro de Ouro
28-11-2009 15:03
Para os amantes da banda desenhada, para os fãs de Asterix e Obélix, ou mesmo para aqueles que simplesmente apreciam um bom clássico:
livro O aniversário de Astérix e Obélix - O Livro de Ouro, comemorativo dos 50 anos da série, já está nas livrarias nacionais, e em outros 18 países de todo o mundo. Editado pela ASA, o livro apresenta ilustrações e textos inéditos da autoria de René Goscinny (Texto) e Albert Uderzo (Desenhos e Texto).

Post escrito por: Joana
_____________________________________________________________________________________________________________________
———
Step Up2 - O melhor filme de dança HipHop
12-11-2009 18:42
Olá Olá...!
Hoje trago-vos uma sugestão pessoal de um dos meus filmes preferidos (da categoria de musical). Junto duas artes e divulgo-as aqui... ;)
Como uma eterna apaixonada pela dança que sou, não podia deixar de referir aqui o filme mais bombástico sobre Hiphop que já foi feito até hoje..!
O filme chama-se Step Up 2: the Streets, e é a sequela do filme Step Up. E está neste momento em exibição nos cinemas.
Se o primeiro filme era de se lhe tirar o chapéu... garanto-vos que neste vão ter vontade de tirar muito mais que o chapéu..!
No filme podem encontrar não só cenas bombásticas de dança hiphop, como uma bela história de amizade e coragem..!
Podem ficar a aprender muitas coisas sobre a cultura Hiphop, e sobre a dança em geral. E no final do filme só vão ter vontade de dançar..!
Além de que... (meninas) podem deliciar-se com espetaculares cenas de dança do protagonista do filme, Robert Hoffman [um autentico borracho], que por sinal é um dos meus dançarinos preferidos..! :P ...Os meninos também se podem deliciar com a protagonista, Briana Evigan, que (não percebendo eu muito do assunto) é bem gira! ;)
A Banda sonora do filme está espetacular, principalmente para os amantes do Hiphop e do R&B, com músicas de Flo.Rider e Cassie, que também participa no filme!
Acreditem em mim quando digo que este filme é simplesmente BRUTAL!
Obrigatório para todos aqueles que gostam de Dança...!
Podem ver mais informações sobre o filme, a sinopse e o Trailer clicando Aqui..!
Post escrito por: Joana
_____________________________________________________________________________________________________________________
———
Site em funcionamento
11-11-2009 14:47
Olá a todos...!
Bem, com este Post quero informarvos que o nosso site já está em funcionamento, e a partir de agora é actualizado diariamente.
Infelizmente ainda não está a 100% porque nos falta concluir algumas coisitas no nosso site, mas prometemos que em breve tudo estará completo, e poderão aceder a todos os conteúdos.
Não deixem de dar a vossa opinião, para que o nosso site melhore cada vez mais...!
Enviem as vossas sugestões, e tudo o que acharem relevante para o nosso mail: viver-a-arte@hotmail.com
Ficamos à espera da vossa opinião..!
Post escrito por: Joana
_____________________________________________________________________________________________________________________
———
Primeiro post
06-11-2009 21:56
O Primeiro Post no nosso blog serve para explicar que este espaço vai servir para expormos as nossas ideias e gostos pessoais em relação à arte.
Nele vamos expor sugestões, reflexões, artigos e textos que irão com certeza despertar o interesse em todos os leitores do nosso site.
Todos os usuários do site poderão participar no nosso blog enviando uma sugestão, um texto ou uma reflexão para o nosso mail: viver-a-arte@hotmail.com.
Os textos serão expostos no site sobre uma selecção prévia.
Divirtam-se... participem... e sobretudo... VIVAM A ARTE!
_____________________________________________________________________________________________________________________
———
Blog principal
02-11-2009 15:36O nosso novo blog foi lançado hoje. Fique atento e tentaremos mantê-lo informado. Pode subscrever os novos posts deste blog via RSS feed.
———
Todos os artigos———